sábado, 27 de julho de 2013

Dicas para se dar bem no estudo da física


       Bom, antes de começar quero escrever um pouco sobre uma palavrinha que está presente na maioria das pessoas no ensino médio e pré-vestibular: Auto-sabotagem
       Uma das lições que eu posso tirar da faculdade de física é que você repetir pra si mesmo que algo é dificil, que é complicado, não ajuda absolutamente em nada. A coisa vai continuar dificil, a tua disposição para aprender diminuirá e inevitavelmente você fracassará. Em contra-partida quando você se dispõe a estudar qualquer coisa sem pré-conceito, as suas chances de entender e até gostar aumentam consideravelmente, talvez seja dificil no inicio, mas depois vai que vai. Falo por experiência própria que sou professor de física, que gosto de física, mas que nem sempre foi assim.          Absolutamente nenhum aluno que tenho hoje é incapaz de aprender e isso tem que ser bem compreendido antes de você querer entender física.

Dito isso, segue algumas dicas, sem segredo:

1.       Pare e estude - obviamente Inevitável, física requer prática. Como a física se propõe a estudar além de tudo o nosso cotidiano e o Enem cobra isso, há uma infinidade de coisas que podem ser cobradas, e quanto mais estudarmos, mais teremos noção da física ao nosso redor. Ter um horário específico nunca funcionou comigo, mas um local apropriado, com o mínimo possível de distração é fundamental.  

2.       Revise a teoria - Muitos dos alunos vão direto para os exercícios, sem antes passar pela teoria. Tenha o máximo possível de certeza que os conceitos foram compreendidos, isso te ajudará a entender as questões.

3.       Imagine - A física estuda o universo, e o universo é lógico, como dizia Einstein “Deus não joga dados”. Ter a paciência de ler cuidadosamente uma questão e compreender a situação apresentada é fundamental. Para tanto use todo e qualquer dom que você possa ter, fale em voz alta, use os dedos, desenhe homens palito e carros do futuro, enfim, imagine o que está acontecendo e como em um jogo de estratégia imagine como poderá resolver tal problema.

4.       Se ligue nas unidades - Muitas vezes a unidades te ajudarão a resolver questões, afinal de contas elas guardam em si definições importantes. Por exemplo C/s, sabe que unidade é essa? Ela remonta a equação Q/Dt e a própria definição de corrente elétrica que é a quantidade de carga que passa por um certo ponto por segundo.

5.       Exercícios - Quanto mais melhor.

6.       Não desista - Uma questão dificil resolvida a muito custo é imprescindível para uma evolução.

7.       Tempo (Para os trabalhadores) - Depois de fazer 10 matérias de uma faculdade de física e trabalhar 38 horas aulas semanais, posso afirmar com propriedade, que tudo é prioridade. Dias de folga podem virar dias de estudo. O tamanho do teu objetivo deve guiar o esforço que você precisa para alcança-lo. Não esqueça que o tempo não para. A fase dificil sempre passa e fases melhores sempre vem.


Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário